Sustentabilidade

No ano passado foi divulgado pelo IPCC – órgão das Nações Unidas responsável por estudos sobre as mudanças climáticas no mundo – que temos apenas 12 anos para limitar uma catástrofe meteorológica e impedir o aumento da temperatura mundial. Segundo o IPCC, o aquecimento global já está acontecendo, e a prova disso são os furacões, as secas e as mudanças climáticas que vem acontecendo com maior frequência a cada ano. A Terra já está hoje com a temperatura 1*C mais alta do que deveria, e se continuarmos como estamos, corremos o risco de chegar em 2040 com 1,5*C – 2*C a mais, o que pode parecer pouco, mas acredite, não é. É só ver as mudanças que temos hoje e perceber que tem piorado bastante ao longo dos anos. Se não começarmos agora a diminuir a emissão de gás carbono e se não acabar agora com os desmatamentos, nos próximos 12 anos os desastres serão muito maiores, e as consequências são desastrosas – perda da biodiversidade, inundações, aumento do nível do mar, calor extremo, escassez de comida, mais pobreza e desastres climáticos. O que significa que os nossos filhos crescerão em um ambiente hostil e em condições bem mais complicadas.

O planeta é a nossa casa e se não nos preocuparmos em salvá-lo, não teremos mais tudo que a natureza nos proporciona tão lindamente. Deixamos aqui algumas dicas do que fazer para mudar, e para quem quiser mais dicas, sigam @easyecotips no Instagram, eles já têm mais de 100 dicas publicadas. Se você só consegue fazer uma ou duas coisas, NÃO é pouco. Somos quase 8 bilhões no mundo, se cada um fizer um pouquinho, imagina o tamanho da mudança! Tenha a certeza que valerá a pena! Afinal, mais vale fazer um pouco do que não fazer nada e reclamar esperando a mudança.

  • Reciclar o lixo no local correto. @pontoverde.pt é ótimo para tirar dúvidas de onde jogar o lixo corretamente.

  • Diminuir ou cortar a carne da alimentação. Existem varios documentários e estudos que comprovam o quanto a produção desenfreada de carne é prejudicial ao meio ambiente.

  • Não usar descartáveis, principalmente os de plásticos, mas hoje em dia existem varias marcas de talheres, canudos e copos reutilizáveis, que você pode levar consigo na mala e assim não produzir mais lixo.



  • Diminuir a quantidade de lixo que você produz na sua casa. Papéis, algodões, pensos, plásticos,……

  • Prefira embalagens de vidro sempre! E reutilize-os na sua casa.

  • Priorizar pequenos agricultores e a agricultura local.

  • Buscar uma moda mais sustentável e não incentivar o alto consumo. É impressionante quando realizamos que não precisamos de metade das roupas e acessórios que está no nosso armário. Pensem sobre isso!

  • Dispense o saco plástico dos vegetais no supermercado. Não tem a menor necessidade de colocar os vegetais em um saco plástico para depois colocar em outra sacola.

  • Compre produtos a granel sempre que possível, e armazene em vidros em casa. Imagine quanto plástico e lixo vai evitar.

  • Pense e passe adiante as informações, cuide para que as próximas gerações aprendam desde novas o básico da sustentabilidade. Assim será mais natural e mais fácil agir de forma sustentável.


7 visualizações0 comentário